quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Germinal lança cursos on-line

Depois de treze anos dedicando-se quase exclusivamente à formação de Juízes e Procuradores do Trabalho, em cursos presenciais, o Instituto Germinal está inaugurando hoje, dia 01/10/2009, uma nova divisão em suas atividades. Trata-se do Germinal Cursos On-line, destinado a promover cursos à distância, que poderão ser frequentados pela internet, com a mesma qualidade programática e de conteúdo dos cursos presenciais.


O primeiro curso a ser disponibilizado nesse formato é também um curso inédito em modalidade virtual: trata-se do curso Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, tema estabelecido pelo anexo VI da Resolução 75 do Conselho Nacional de Justiça, como requisito para todos os concursos da magistratura nacional. O curso, compreende as cinco disciplinas previstas na Resolução (Sociologia Jurídica, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política) e será composto de aulas com duração de 20 a 30 minutos, abrangendo toda a temática apontada no mesmo ato normativo.


As aulas são compostas de exposição audiovisual, realizadas pelos mesmos professores que ministram o curso presencial na sede do Instituto, em Campinas, e que podem ser acompanhadas pelos alunos em seu próprio computador, usando tecnologia de streamming, acessível por qualquer modalidade de conexão por banda larga. Além de assistir às aulas, os alunos podem acompanhar a evolução dos slides de cada disciplina e também enviar suas perguntas aos professores, que serão por eles respondidas por correio eletrônico. Os alunos também terão acesso a material de apoio exclusivo, incluída vasta bibliografia cuidadosamente selecionada por cada um dos professores.


Aos que se preocupam com a possibilidade de se atribuir todo o conteúdo dessas matérias dentro de um plano virtual de estudos, temos a dizer, em primeiro lugar, que o ensino a distância não substitui nem supera o ensino presencial. A interação entre os alunos e o professor é de suma importância na conformação do conhecimento, mas nem todos têm a possibilidade de assistir as aulas presencialmente. Por isso, aproveitamos a tecnologia hoje disponível e oferecemos a opção para aqueles que não podem se deslocar até a sede do Instituto, e que podem obter resultado equivalente. Por certo que a sistemática é distinta, pelo fato de que no ensino à distância a exposição do professor é contínua, sem intervenções dos alunos e repetições formuladas pelos professores, como ocorre nos cursos presenciais. Por isso, o tempo de duração de cada aula é menor, mas o aluno pode retroceder e avançar livremente a videoexposição do professor, o que permite uma compreensão plena da matéria apresentada, usando como ferramenta auxiliar o material audiovisual (slides) oferecido. É certo ainda que o estudo sistemático dos alunos é de fundamental importância, tanto nos cursos presenciais como nos virtuais. Mas nestes últimos, à falta de interlocução direta com outras pessoas no mesmo ambiente de estudo, o envolvimento do aluno deve ser muito mais intenso, de sorte que a leitura dos textos sugeridos é imprescindível. Por isso, o Curso oferecido pelo Germinal também apresenta um material bibliográfico da melhor qualidade, fiel ao seu propósito de não somente auxiliar na aprovação nos concursos mas, sobretudo, de formar profissionais de qualidade.


Veja maiores informações e assista a uma demonstração em www.germinalcursos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário